domingo, 24 de outubro de 2010

Você sabe a História do Design?

Muito se fala sobre design...
Mas você sabia que ele, assim como a arte, já teve seus períodos de mudanças conceituais? 
E a cada dia surgem novos conceitos, como é o caso do Design Sustentável... Atualmente o mais falado, discutido e cada vez mais pensado para ser comercializado.
Bom, vou tentar contar resumidamente e de forma simplificada um pouco dessas mudanças através do tempo:

Design Moderno ou Movimento Modernista:
Iniciando-se com a Revolução Industrial do Século XIX.
Baseado numa ideologia progressista e socialmente motivada.
Tipo de 'reforma moral' no design que prevalecia na época.
Os pioneiros do design moderno, viam o design dominante, como produto de uma sociedade corrompida pela cobiça, decadência e opressão, algo que servia apenas para ostentar luxo e status.
Os defensores do Design Moderno esforçaram-se para transformar a sociedade através de uma nova visão de design: absolutamente funcional, utilitário e simples.
O design dessa época aliou o Funcionalismo ao Racionalismo, procurando soluções de design universais e não nacionais, algo para uso diário, porém bem executado e de boa qualidade.
Essa ''supremacia'' do utilitário, do simples e funcional, eram questões que transcendiam o design, tornando-se um instrumento democrático para uma mudança social.
Atendendo sempre à função e à praticidade, o design deixa de ser algo artístico e artesanal e passa a ser produzido em série, em grande escala, privilegiando assim, a industrialização.

O design Moderno, cuminou até o início da década de 30, através da Bauhaus: a instituição de design mais importante do século XX.


Essa escola foi responsável por um enorme desenvolvimento do movimento moderno através de melhores métodos de produção e de materiais de melhor qualidade, como o metal tubular, o uso do aço e do vidro.

A eficiência funcional da Bauhaus, tornou-se sinônimo de modernismo.
Por volta de 1927, emergiu um Estilo Internacional do modernismo que se distinguia pelo Essencialismo, baseado no conceito moderno de obter o máximo pelo mínimo.
Ligado ao design ambiental, tentava encontrar soluções inovadoras de design, usando o mínimo possível de energia e materiais.  

                                                                                  

O Essencialismo era o começo da evolução do Modernismo, onde foram assumidas formas geométricas e começaram a surgir formas orgânicas de design
Nos anos 30 o design moderno internacional, deixou-se levar pela moda, pelo movimento Avant-Garde, que significa um movimento de visão à frente do seu tempo, onde as ideias e as técnicas de produção são mais avançadas em relação as já conhecidas universalmente.
Aos poucos o Modernismo perdeu sua base moral, já que o ''objetivo social'' havia se pervertido.
Surgiram uma nova geração de designers modernos, perpetuando de vez uma abordagem mais orgânica e humanizada ao design. Surgem as curvas suaves, o revolucionário contraplacado moldado e assentos de madeira laminada.
  
  
      

   
 Design Pós-Moderno:
É a negação do movimento Moderno, uma vez que vai contra as premissas formais e tradicionais modernistas.
As formas passam a ser mais enfeitadas, rebuscadas, negando totalmente a simplicidade e enfatizando o uso de vários materiais.
Suas premissas eram que o modernismo e a abstração geométrica, negavam o ornamento e portanto o simbolismo, tornando o design desumanizado e alienado.
Assim, cresce o uso do simbolismo como forma de tornar o design mais humanizado.


Com o Movimento Pós-Moderno, também surgem movimentos paralelos de premissas similares (contra aos princípios tradicionais e racionais do Modernismo).
Como: Pós-Industrialismo, Desconstrutivismo e  Antidesign.

O Desconstrutivismo: Rejeita o historicismo e a ornamentação do Pós -Modernismo. 

O AntidesignBusca valorizar a expressão criativa individual no design.
                      Altamente crítico da tecnologia avançada e do consumismo.
                      Procurava reintroduzir a espontaneidade, criatividade e significado no design.  
  

Design Contemporâneo:
  • São peças ''inacabadas''.
  • Podem ser contextualizadas, interação entre o design e o indivíduo, ou seja, um móvel de design contemporâneo é aquele que pode ser montado ou modificado, apenas unindo ou separando módulos.
  • Facilmente adaptado a várias situações e diferentes tamanhos de espaço. 
  • Pode ser reconstruído ou mudado de acordo com  a necessidade de quem irá utilizá-lo.

Cria produtos multifuncionais e apenas estéticos
  • São móveis, produtos, peças, embalagens, design de segurança,  design para deficientes físicos, esportivo,  médico, design de ambientes,  de utensílios, luminárias, carros, etc.
  • Cria releituras de clássicos e cria formas inusitadas.
Exemplos de Designers contemporâneos:
 

           Philippe Starck                                                      e Karim Rashid.      



Algumas fotos curiosas sobre o Design Contemporâneo.
Seu estilo, suas formas, materiais e uso no dia-a-dia.
Veja como é INCRÍVEL!   

                                                     

                                                                                               
                                                    
Cristiane Antunes

7 comentários:

  1. Parabéns pelo Top Blog!

    Te encontrei lá!

    Me siga tb
    http://meupequenoapartamento.blogspot.com/

    Bjux

    Cacá

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa obrigada pela presença lá no meu blog!
    Fiquei mega curiosa na sua sugestão... qual é hein?? rsrs

    Nossa foi super complicado planejar a minha cozinha, eu sou muito indecisa e enquanto não respiro fundo e falo "pronto, é isso" assim mesmo que eu quero, não faço nada, e gostei bastante daquele jeito que ficou, lógico que ela acabou dando as ajustadas finais diante de nós. Mas me diga o que sugere, quem sabe se eu gostar ainda de tempo de fazer alguma alteração. ^^

    te segui ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane. Seja sempre bem vinda lá no blog. Adorei a visita.
    E vc pode me ajudar, e ainda grátis! Pode ficar a vontade para dar suas sugestões. Sei que ajudaria muito para o visual do quarto uma cortina e um tapete, mas é que agora o din din tá curtíssimo então vão ficar pra mais adiante, mas adoraria saber que outras coisas posso fazer por lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não me disse qual a sugestão para minha cozinha =(

    Sobre as coisinhas pra casa, sim dá vontade de comprar tudoo mas o dinheiro ainda não permite! rs E ainda tenho que terminar minha casa e casar né? rsrs

    Onde comprar a xícara era no Submarino, mas não está mais disponível, vou continuar procurando em algum outro lugar e te aviso, se quiser procurar tbm a marca é SILLA - (XÍCARA CORAÇÃO)
    A garrafa Castiçal tem no site da Design Mania, assim como várias outras coisas legais -> AQUI

    Beijoooss

    ResponderExcluir
  5. Meninaaaa. desculpa! Vi lá que tinha dado as sugestões no post anterior .. estou no trabalho em casa vou ler com calma e depois nos falamos a respeito!
    OBrigada ok?
    Beijoo

    ResponderExcluir
  6. Nossa Cris, quantas dicas! Adorei! Em relação aos quadrinhos não dá pra tirar do lugar pois não tenho como tampar os furinhos depois. Acho que eles são é pequenos para o tamanho da cabeceira. E as mesinhas também. É que na verdade vamos mandar fazer armário, cabeceira e mesinhas em uma loja de planejados, só que futuramente... então por enquanto foi tudo improvisado.
    O porta travesseiros foi conjunto com a colcha. Comprei na Zelo, é da linha do Alexandre Herchcovitch. E os travesseiros são pequenos para o tamanho da capa, por isso não estão alinhados. Mas também estamos providenciando travesseiros maiores.
    E as almofadinhas são meu sonho de consumo. Quero ter muitas, na sala também, e muitas capinhas com cores e estampas diferentes para combiná-las, mas por enquanto ficam só no desejo
    $$.
    Mesmo assim adorei seus comentários suas dicas super econômicas e fáceis. E pode ficar sempre a vontade para sugerir o que e onde quiser.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Antes de sair, deixe seu comentário.