quarta-feira, 14 de julho de 2010

O que faz um Designer de Interiores?

Atualmente, muito se fala em design. Mas poucas pessoas realmente entendem o que ele significa. Visto que, é uma área que abrange vários segmentos distintos, como webdesign, design gráfico, design de produtos, design sustentável, etc. Irei focar agora, apenas em um dos ramos: o de INTERIORES. Até hoje muito confundido com decoração...
Na verdade, essa terminologia nos dias atuais já é entendida num contexto como design. Porém existem pessoas, que pensam que essa profissão está somente relacionada a combinar cores de 'almofadas com o sofá' e palpites na escolha de uma cortina ou tapete...
Infelizmente, em pleno século XXI, após tantas mostras de decoração, por todo o país e pelo mundo, ainda há quem não saiba definir a função de um design de interior ou ainda de ambientes, como casualmente denominamos.
Obviamente, pessoas que nada tem a ver com essa área não tem a mínima obrigação de saber ou entender sobre ela. Como minha estimada avozinha dizia: " Cada macaco no seu galho"... no caso, no seu 'ramo'!
Exatamente para isso existem, nós profissionais dessa área!
Na maioria das vezes, por falta de informação ou simples desconhecimento do nosso trabalho como prestadores de serviço, já que vendemos projetos, ideias... ouço muito as pessoas comentarem que não 'precisam' de uma ajuda especializada, que acham desnecessário contratar um profissional. Geralmente se 'intitulam' como pessoas de 'bom gosto' e que 'entendem um pouco de decoração'! 
Imaginem só, se todos nós começarmos a nos auto medicar porque nos julgamos 'um pouco entendidos' de medicina?! Ou se cada um resolver construir um edifício, pois 'sabem um pouco sobre engenharia'?! Não iríamos mais precisar de advogados, pois basta consultar as leis, a constituição ou ler processos no google, e vol'air! Estou apto a realizar minha 'auto-defesa'!!! Seria cômico... se não fosse trágico.
Ao menos em Belo Horizonte, cidade que nasci e resido com orgulho, o pensamento comum gira muito em torno dessa ideia. Não sei se por apesar de ser uma grande capital, ainda ostenta 'ares provincianos', no bom sentido, é claro!
Ainda temos o privilégio de não ser uma cidade totalmente 'urbanóide' e com um rítimo de vida absolutamente frenético, como vivem os paulistanos, por ex.
Cada profissional, estuda para aquilo que realiza.
Lê revistas, recebe periódicos virtuais, participa de palestras e congressos e provavelmente está sempre atualizado com as mudanças e novidades do mercado.

O Designer de Interiores é exatamente assim! Como qualquer outro profissional.

  • Criamos projetos de ambientes sejam eles residenciais, comerciais ou institucionais, visando não só a estética, mas também a eficiência, racionalidade, funcionalidade, a segurança, saúde e conforto do cliente.  Antes de ser apenas belo, um projeto deve ser funcional. Deve levar praticidade e comodidade às pessoas que irão usufruir dele.

  • Pesquisamos produtos e materiais, que vem sendo desenvolvidos, descobertos, renovados e modificados todo o tempo. Depois de mais de duas décadas fora de foco, o papel de parede não se 'reinventou' no ambiente, tomando até mesmo várias funções além da simples ornamentação? 

  • Projetamos móveis dentro de conceitos ergonômicos. De acordo com o espaço, a necessidade e/ou desejo do cliente.  

  • Auxiliamos na escolha de fornecedores, para que os mesmos sejam os mais bem indicados para vender um produto com o melhor custo-benefício.

  • Coordenamos a ação e o 'entrosamento' entre os prestadores de serviço, acompanhando sempre que necessário o desenvolvimento do projeto e o andamento da obra.

Somos aptos para propor soluções!!!
Projetando indispensavelmente com conhecimento e criatividade.

Abaixo, foto do projeto de um quarto de menino, que é apaixonado por futebol, possui sua TV, DVD, play station e computador próprios. Além de um vasta coleção de livros e revistas. Necessitava de um espaço para estudos e para lazer simultâneamente.
Esse ambiente foi projetado em 2008 por mim e pela minha grande amiga e colega de trabalho, a Arquiteta, Design de Interiores e Artista Plástica, Giselda Diamantino Montalvão.

  
O quarto após a reforma.
Painel plotado com uma imagem de estádio de futebol. Cama box single king. Estante para lanche e estudo com espaço para computador e impressora. Prateleiras em módulos, para livros.



  

Outro ângulo do quarto.
Espaço para TV, DVD, mini cômoda volante para DVDs, CDs e jogos.
Poltrona para leitura e porta revistas para a coleção.
A cabeceira da cama, ao lado esquerdo, é um baú para guardar mochila escolar.


              Fotos do quarto antes da reforma.

                                                                                                 
Cristiane Antunes

5 comentários:

  1. Parabéns! Ficou muito boa a transformação desse quarto. Belo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. oi, obrigada pela visita e comentário!!! gostei do projto, ficou bom mesmo!!!! muita diferença!!!! um belíssimo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estive olhando seus projetos. Você é muita talentosa. Parabéns !

    Leonardo Aburachid

    ResponderExcluir
  4. Seu noivo nos recomendou seu blog. Gostamos muito. Entraremos em contato. Bruno

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ! ficou muito bom mesmo .

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Antes de sair, deixe seu comentário.