domingo, 25 de julho de 2010

Quanto Custa o Design?

Atualmente, tornou-se difícil saber qual é o valor percebido do design.
O design popularizou-se e há diferentes percepções.
As tabelas de honorários das associações como a ABD por ex., perderam sua utilidade, pois há clientes de diversos portes e projetos em diferentes níveis de complexidade.
Hoje, a tabela serve apenas como uma referência. Uma base primária de cálculo.
Sendo assim, calcular o preço de um projeto tornou-se um problema recorrente: cresceu o peso das questões relacionadas ao planejamento financeiro e à administração.
Não basta ter o feeling quanto ao preço de criação para determinada peça ou projeto, primeiro é necessário saber calcular quanto custa fazer o design do que está sendo oferecido, ou seja: é preciso considerar o rateio de custos fixos e específicos, tempo ocioso, depreciação de equipamentos, verba para investimentos, pagamento de financiamentos e até mesmo a forma de pagamento, para então aplicar a margem de lucro desejada e uma possível margem de negociação.
Para saber o custo de um projeto, uma boa solução para free-lancers, (no meu caso) é o cálculo baseado no 'custo-hora', onde determina-se o custo de uma hora de trabalho (já levando em conta todos os custos fixos).
Ao orçar um projeto estimamos o tempo que será gasto com ele, multiplicamos pelo 'custo- hora', somamos os gastos específicos com o projeto (material de plotagem, fotografias, deslocamento, etc).
O resultado é o preço mínimo a cobrar.
Então incluimos um percentual para o lucro desejado, outro para a margem de negociação e um para parcelamento no pagamento.
Assim, chega-se a um valor real para o profissional e satisfatório para o cliente.
Uma vez que disciplinas de administração e finanças não fazem parte da formação de designers, é difícil chegar ao custo hora, conseguir prever o tempo de execução das tarefas e parametrizar tanto. Mesmo no meu caso que tenho formação acadêmica em administração ela PUC-BH,  encontro inúmeras dificuldades em mensurar esse valor.
Porém é necessário fazê-lo para permanecer no mercado. Ainda que com uma ajuda especializada de outro profissional.
Para o cliente, qualidade e criatividade são itens básicos quando contrata um design.
O preço na maior parte das vezes são os fatores de decisão quando ainda não há um relacionamento de 'fidelidade' estabelecido.

Serviço: Saiba mais através do livro:
“Manual do Freela: Quanto custa meu design?”.
Gestão financeira para designers.
Autor: André Beltrão
Editora: 2AB Editora - www.2ab.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!
    Essas dicas de marketing e de como cobrar pelo nosso serviço, são muito pertinentes.
    Vou comprar esse livro. Abrçs, querida.
    Roberto.

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